Hoje quero falar um pouco sobre o feltro, este tecido que parece,mas não é.
Quando criança eu adorava os livros e revistas de trabalhos manuais de minha mãe, entre eles a enciclopédia “Mãos de Ouro” e também a série “Cestinha de Ouro”, que ensinavam “coisas úteis para serem feitas pelas donas de casa habilidosas”.
Muitos dos trabalhos que eram ensinados tinham o feltro como material básico.
SANDRA TRAIANO
Bem, confesso que nem sempre meus projetos acabavam como eu esperava, mas os que mais apresentavam bons resultados eram os de feltro.
Quanto à utilidade? Acho que isso não era o que importava naquele momento (graças a Deus, dizia a minha mãe), pois...como disse Ralph Waldo Emerson: “O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito”.
O feltro é um TNT (tecido não tecido) feito de lã ou pêlos de animais, ou seja, suas fibras são compactadas por calandragem e não são entrelaçadas como os tecidos obtidos através da tecelagem. A desvantagem do uso do feltro é que, devido a suas fibras não serem entrelaçadas como nos outros tecidos, ele é menos resistente. As vantagens são, entre outras, que: ele não necessita de grandes processos de limpeza, normalmente apenas arejar o material ou escová-lo é o suficiente; é um material ecologicamente correto, pois é renovável; não desfia e por fim... é baratinho.
Eu particularmente gosto muito de misturar feltro com outros materiais. A flor abaixo que confeccionei, tem três funções, como você poderá observar no avesso do trabalho. Ela pode ser usada como pingente de gargantilha ou cola r, como broche e também comopresilha de cabelo. Suuuuper versátil!
SANDRA TRAIANO
Veja aqui o passo a passo:
Material utilizado:
Feltro nas cores azul escuro e azul claro;
Tecido de renda branca;
Peças de bijuterias/armarinhos para bordar: canutilhos, vidrilhos, lantejoulas, lentilha de resina oval, florzinha de metal, missangas pequenas ou outras de sua preferência;
Grampo para cabelo;
Base para broche;
Cola quente;
Linha resistente para bordar;
Como fazer:
1. Corte uma tira de feltro azul escuro com 18 por 5 cm de comprimento;
2. Corte 2 círculos de feltro azul claro com 3,5 cm de diâmetro cada e 1 círculo da mesma cor com 4,5 cm de diâmetro, utilizando tesoura de picotar;
3. Corte uma tira de renda branca com 11 por 4 cm de comprimento;
4. Dobre a tira de feltro azul escuro no sentido do comprimento e vá recortando franjas em toda a extensão da tira, sempre mantendo o tecido dobrado;
5. Faça o mesmo com a tira de renda;
6. Com a cola quente cole a franja de feltro azul sobre as bordas do círculo azul claro maior;
7. Ainda com a cola quente cole a franja de renda branca como a outra, mas um pouco mais ao centro do círculo;
8. Borde as peças de bijus sobre um dos círculos de feltro menores;
9. Cole o círculo com as peças bordadas sobre a franja de renda branca e a de feltro azul escuro;
10. Faça dois recortes no outro círculo de feltro azul claro, encaixe o grampo de cabelo e a base para broxe e cole ao centro do trabalho, pelo avesso, sobre o círculo de feltro maior.
Agora é só usar a imaginação e prender a flor no cabelo, na lapela, na bolsa, ou ainda variar os cordões no caso de usá-la como pingente, que poderão ser de renda, de algodão, de corrente, etc.
Veja aqui algumas idéias e variações desta e de outras flores que eu fiz:
Agora, mãos a obra e ao feltro, meninas.
E lembrem-se:
“Toda grande caminhada começa com o primeiro passo”. (Confúcio)
Cara Sandra, fico feliz em ver o teu trabalho! Gosto muito de artesanato, quem sabe ainda possamos fazer algo juntas, não é? Abraço, am
ResponderExcluirMuito legal, Sandra!!!
ResponderExcluirParabéns pelos trabalhos e pelo blog!!!
Bjs!!!
OI QUERIDA VISITA MEU BLOG
ResponderExcluirWWW.BIJUSDAFABY.BLOGSPOT.COM
AMEI SEU BLOG BEIJOSS!!!!!!!
Parabéns. Ótima postagem.
ResponderExcluir