No início era fabricado na cidade de Tulle, na França, originariamente feito de gaze ou seda.
É um tecido leve, armado e transparente, muito utilizado em adornos de vestidos, chapelaria, roupas de bailarinas e vestidos de noiva.
Agora ele pode ser utilizado também na confecção de bijuterias, e produz bons resultados, pois imprime delicadeza e suavidade às peças, além de ter a vantagem ser um tecido muito barato.
Poder ser utilizado como cordão...
http://retrosariamoda.blogspot.com
Como base para adornos...
Andrea Brito
http://porcinas.wordpress.com
http://www.superziper.com
Colar Oscar de La Renta
arte-bhagavan.blogspot.com
Como componente principal...
http://porcinas.wordpress.com
http://porcinas.wordpress.com
http://www.etsy.com
Junto a outros materiais...
http://bomboneca.blogspot.com
http://lool.com.br
Ou velando suavemente pérolas, pingentes e contas, produzindo lindos efeitos visuais...
Algumas leitoras pediram como se faz os colares de pérolas e tule que foram postados aqui no blog. Então produzi esse tutorial que dá as dicas de como confeccionar o colar acima:
1º ) Material necessário: conta de resina transparente; tulipas douradas; pérolas brancas de 1,0 mm; corrente alongadora dourada; terminais dourados; alfinete dourado de cabeça chata; argolinhas douradas; fecho dourado; canequinha dourada; tule preto; linha de nylon resistente tipo Setanyl;
2º ) Corte uma faixa de tule preto de 8 cm de largura por 90 cm de comprimento. Faça um rolinho com o início da faixa costurando com a linha de nylon na altura de 8 cm a partir de uma das pontas da faixa. Passe por essa costura um fio de algodão resistente, fixando-o com um nozinho no mesmo ponto em que foi costurado o tule.
3º ) Enfie 25 pérolas no fio de algodão, colocando um clips na ponta do fio para que não escaparem enquanto você executa o trabalho. Envolva todas as pérolas com o tule, uma a uma, enrolando a linha de nylon entre elas, dando um nozinho nalinha e passando esta com uma agulha por dentro das pérolas, repetindo uma a uma até fixar todas as pérolas junto ao tule preto. A última pérola deve ser fixada a 8 cm da ponta da faixa de tule preto.
4º ) Com a ajuda de um palito de dentes cole as pontas da faixa de tule nos terminais dourados, utilizando cola instantânea. Fixe nos terminais o fecho e mais 7 cm de corrente alongadora dourada, com uma conta na ponta. Use argolinhas e o alicate de bico redondo.
5º ) Para o pingente corte um círculo de 10cm de diâmetro de tule preto. Envolva a conta de resina transparente com o tule, fixando em uma das pontas, costurando com a linha de nylon de forma que o tule fique bem esticadinho em volta do pingente.
6º ) Utilizando um alicate de bico redondo fixe com o alfinete dourado de cabeça chata, as duas tulipas douradas no pingente. Em um dos lados fixe a tulipa menor e no lado em que foi costurado o tule fixe a tulipa maior, finalizando com uma argolinha feita com a ponta do alfinete.
7º) )Fixe o pingente na canequinha dourada, com uma argolinha e o alicate de bico redondo. Introduza o cordão de pérolas e tule na canequinha finalizando o colar.
Nossa amei o seu blog,estou aprendendo a fazer bijuterias por isso achei muito legal o seu blog, já estou te seguindo, Jesus te abençoe.
ResponderExcluirOLA TUDO VIM CONHECER SEU BLOG E RESOLVI FICAR POR CÁ SEU BLOG É LINDO SE PODER VISITE O MEU E TALVEZ POSSAMOS TROCAR IDEIAS BEIJO GRANDE
ResponderExcluirQue bom amigas, fico feliz que gostaram!
ResponderExcluirola vim desejar um bom fim de semana. beijos
ResponderExcluirOlá Sandra.
ResponderExcluirVim retribuir a sua visita, gostei do seu blog já estou te seguindo seus trabalhos são maravilhosos parabéns,mt sucesso.
BOM domingo beijinhos ZEZA...
Olá Sandra ,amei seu blog tanta ideia gira e original gostei muito ,obrigada pela visita lá no meu cantinho ,volte sempre ,beijo grande .
ResponderExcluircarla