domingo, 16 de outubro de 2011

O TULE NAS BIJUS

O tule é um tipo de renda, semelhante ao filó.
No início era fabricado na cidade de Tulle, na França, originariamente feito de gaze ou seda.
É um tecido leve, armado e transparente, muito utilizado em adornos de vestidos, chapelaria, roupas de bailarinas e vestidos de noiva.
Agora ele pode ser utilizado também na confecção de bijuterias, e produz bons resultados, pois imprime delicadeza e suavidade às peças, além de ter a vantagem ser um tecido muito barato.



Poder ser utilizado como cordão...

http://retrosariamoda.blogspot.com



Como base para adornos...
Andrea Brito


http://porcinas.wordpress.com


http://www.superziper.com


Colar Oscar de La Renta


arte-bhagavan.blogspot.com

Como componente principal...
http://porcinas.wordpress.com


http://porcinas.wordpress.com


http://www.etsy.com

Junto a outros materiais...
http://bomboneca.blogspot.com


http://lool.com.br

Ou velando suavemente pérolas, pingentes e contas, produzindo lindos efeitos visuais...





Algumas leitoras pediram como se faz os colares de pérolas e tule que foram postados aqui no blog. Então produzi esse tutorial que dá as dicas de como confeccionar o colar acima:

1º ) Material necessário: conta de resina transparente; tulipas douradas; pérolas brancas de 1,0 mm; corrente alongadora dourada; terminais dourados; alfinete dourado de cabeça chata; argolinhas douradas; fecho dourado; canequinha dourada; tule preto; linha de nylon resistente tipo Setanyl;


2º ) Corte uma faixa de tule preto de 8 cm de largura por 90 cm de comprimento. Faça um rolinho com o início da faixa costurando com a linha de nylon na altura de 8 cm a partir de uma das pontas da faixa. Passe por essa costura um fio de algodão resistente, fixando-o com um nozinho no mesmo ponto em que foi costurado o tule.


3º ) Enfie 25 pérolas no fio de algodão, colocando um clips na ponta do fio para que não escaparem enquanto você executa o trabalho. Envolva todas as pérolas com o tule, uma a uma, enrolando a linha de nylon entre elas, dando um nozinho nalinha e passando esta com uma agulha por dentro das pérolas, repetindo uma a uma até fixar todas as pérolas junto ao tule preto. A última pérola deve ser fixada a 8 cm da ponta da faixa de tule preto.


4º ) Com a ajuda de um palito de dentes cole as pontas da faixa de tule nos terminais dourados, utilizando cola instantânea. Fixe nos terminais o fecho e mais 7 cm de corrente alongadora dourada, com uma conta na ponta. Use argolinhas e o alicate de bico redondo.


5º ) Para o pingente corte um círculo de 10cm de diâmetro de tule preto. Envolva a conta de resina transparente com o tule, fixando em uma das pontas, costurando com a linha de nylon de forma que o tule fique bem esticadinho em volta do pingente.





6º ) Utilizando um alicate de bico redondo fixe com o alfinete dourado de cabeça chata, as duas tulipas douradas no pingente. Em um dos lados fixe a tulipa menor e no lado em que foi costurado o tule fixe a tulipa maior, finalizando com uma argolinha feita com a ponta do alfinete.


7º) )Fixe o pingente na canequinha dourada, com uma argolinha e o alicate de bico redondo. Introduza o cordão de pérolas e tule na canequinha finalizando o colar.

6 comentários:

  1. Nossa amei o seu blog,estou aprendendo a fazer bijuterias por isso achei muito legal o seu blog, já estou te seguindo, Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. OLA TUDO VIM CONHECER SEU BLOG E RESOLVI FICAR POR CÁ SEU BLOG É LINDO SE PODER VISITE O MEU E TALVEZ POSSAMOS TROCAR IDEIAS BEIJO GRANDE

    ResponderExcluir
  3. Que bom amigas, fico feliz que gostaram!

    ResponderExcluir
  4. ola vim desejar um bom fim de semana. beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra.
    Vim retribuir a sua visita, gostei do seu blog já estou te seguindo seus trabalhos são maravilhosos parabéns,mt sucesso.
    BOM domingo beijinhos ZEZA...

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandra ,amei seu blog tanta ideia gira e original gostei muito ,obrigada pela visita lá no meu cantinho ,volte sempre ,beijo grande .

    carla

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...