sábado, 29 de outubro de 2011

Qual o melhor comprimento de colar?

Preparamos a roupa que vestimos levando em conta vários fatores: o tipo de corpo que temos, a formalidade ou informalidade da ocasião em que iremos usá-la, a cor adequada...
Assim também deve ser com os acessórios.Usar o colar, a pulseira, o brinco adequados são fundamentais para um look elegante.
A bijuteria ou joia deve estar também de acordo com a roupa. Se usamos uma roupa que por si só já carrega enfeites, como bordados, estampas exageradas, etc. o acessório precisa ser menos exuberante, ou do contrário, se a roupa é desprovida de excessos, carrega-se mais nos acessórios. O equilíbrio harmoniza o visual.
O comprimento do colar também vai contribuir para deixar o visual harmônico.
Veja esta tabela de medidas, ela pode ajudar no momento da confecção dos colares, adequando modelos e tamanhos. Na medida certa!



Choker - (35 a 41cm) (14 a 16")
Esta peça, clássica e versátil, vai do casual ao formal noturno e combina com quase todos os pescoços. Esta perfeita medida acrescenta elegância do dia-a-dia.



Princess - (43cm-48cm) (17 to 19")
É o tamanho mais popular dos colares de pérolas. Ele combina com pescoços mais grossos e longos. Na dúvida, esta é a melhor opção.



Matinee - (51 a 63cm) (20 to 25")
É a escolha ideal para executivas e acrescenta sofisticação para um look profissional. É a escolha certa também para vestidos de verão e vestidos de noite. Se usado com  duas voltas proporciona um look luxuoso e mostra uma mulher segura de si.


Opera Necklace -(66 a 91cm) (26 to 36")
Pode ser usado em uma única volta em pescoços longos ou em duas voltas, com um chocker. Pode ser preso com um broche ou enrolado em forma de nó, dando um look vintage. Se usado da forma clássica ele combina com vestidos longos.


Rope - (acima de 94cm) (acima de 37")
Este luxuoso colar pode ser elegante e sexy ao mesmo tempo. Pode ser feito com dois fechos que se divididos viram um colar e uma pulseira. Como na medida anterior, pode ser dado um nó um vintage dos anos 20. Pode ser usado nas costas com um decote mais ousado

domingo, 23 de outubro de 2011

TORCIDOS E TRANÇADOS

A tendência em confeccionar bijuterias usando materiais inusitados, que não apenas imitem as jóias tradicionais, tem levado designers de todos os cantos do mundo a pesquisar, hoje mais do que nunca, novas possibilidades de matérias primas.
Elementos alternativos como a lã, malha, cordões de algodão, palha, fios de seda, cordas, couro, plástico, ferragens, madeira...são caprichosamente amarrados, torcidos e trançados, com técnicas artesanais que valorizam a estética das peças, criando verdadeiras obras de arte.
Este brinco foi confeccionado a partir de materiais simples.


Veja o passo a passo:

1º ) Material utilizado: 1 par de bases para brinco douradas; 2 canequinhas couradas; cordão de algodão de 0,7 mm; argolinhas douradas; fio acrílico Can Can, da marca Ballet de France(para tricô e crochê).

2º ) Corte 12 cm do cordão de algodão. Introduza-o na canequinha dourada e cole as duas extremidades com cola instantânea, formando uma argola.

3º ) Corte aproximadamente 80 cm do fio acrílico. Cole a pontinha do fio na argola de algodão e forre toda a argola, enrolando o fio em torno dela. Para o acabamento você deve passar o fio acrílico por baixo da última volta prendendo-o firmemente à argola com uma pontinha de cola instantânea.

4º Fixe a canequinha à base para brinco dourada. Repita o processo com o outro brinco.














Veja algumas criações feitas a partir de materiais alternativos.



Maria Eudoxia
Colar escultura, com fios de seda e pedras.


Mana Bernardes












Brinco de corda de polipropileno oca.










Maria Lau

Colar com tecido de meia calça.













Mana Bernardes
Bracelete de cordinha de polipropileno (varal)













Maria Eudoxia
Colar escultura, com fios de seda.


















Sabrina Dehoff




Pulseira de cordões de acrílico.










Estas são algumas idéias. Os materiais são baratos e fáceis de encontrar.
Beijocas!

domingo, 16 de outubro de 2011

O TULE NAS BIJUS

O tule é um tipo de renda, semelhante ao filó.
No início era fabricado na cidade de Tulle, na França, originariamente feito de gaze ou seda.
É um tecido leve, armado e transparente, muito utilizado em adornos de vestidos, chapelaria, roupas de bailarinas e vestidos de noiva.
Agora ele pode ser utilizado também na confecção de bijuterias, e produz bons resultados, pois imprime delicadeza e suavidade às peças, além de ter a vantagem ser um tecido muito barato.



Poder ser utilizado como cordão...

http://retrosariamoda.blogspot.com



Como base para adornos...
Andrea Brito


http://porcinas.wordpress.com


http://www.superziper.com


Colar Oscar de La Renta


arte-bhagavan.blogspot.com

Como componente principal...
http://porcinas.wordpress.com


http://porcinas.wordpress.com


http://www.etsy.com

Junto a outros materiais...
http://bomboneca.blogspot.com


http://lool.com.br

Ou velando suavemente pérolas, pingentes e contas, produzindo lindos efeitos visuais...





Algumas leitoras pediram como se faz os colares de pérolas e tule que foram postados aqui no blog. Então produzi esse tutorial que dá as dicas de como confeccionar o colar acima:

1º ) Material necessário: conta de resina transparente; tulipas douradas; pérolas brancas de 1,0 mm; corrente alongadora dourada; terminais dourados; alfinete dourado de cabeça chata; argolinhas douradas; fecho dourado; canequinha dourada; tule preto; linha de nylon resistente tipo Setanyl;


2º ) Corte uma faixa de tule preto de 8 cm de largura por 90 cm de comprimento. Faça um rolinho com o início da faixa costurando com a linha de nylon na altura de 8 cm a partir de uma das pontas da faixa. Passe por essa costura um fio de algodão resistente, fixando-o com um nozinho no mesmo ponto em que foi costurado o tule.


3º ) Enfie 25 pérolas no fio de algodão, colocando um clips na ponta do fio para que não escaparem enquanto você executa o trabalho. Envolva todas as pérolas com o tule, uma a uma, enrolando a linha de nylon entre elas, dando um nozinho nalinha e passando esta com uma agulha por dentro das pérolas, repetindo uma a uma até fixar todas as pérolas junto ao tule preto. A última pérola deve ser fixada a 8 cm da ponta da faixa de tule preto.


4º ) Com a ajuda de um palito de dentes cole as pontas da faixa de tule nos terminais dourados, utilizando cola instantânea. Fixe nos terminais o fecho e mais 7 cm de corrente alongadora dourada, com uma conta na ponta. Use argolinhas e o alicate de bico redondo.


5º ) Para o pingente corte um círculo de 10cm de diâmetro de tule preto. Envolva a conta de resina transparente com o tule, fixando em uma das pontas, costurando com a linha de nylon de forma que o tule fique bem esticadinho em volta do pingente.





6º ) Utilizando um alicate de bico redondo fixe com o alfinete dourado de cabeça chata, as duas tulipas douradas no pingente. Em um dos lados fixe a tulipa menor e no lado em que foi costurado o tule fixe a tulipa maior, finalizando com uma argolinha feita com a ponta do alfinete.


7º) )Fixe o pingente na canequinha dourada, com uma argolinha e o alicate de bico redondo. Introduza o cordão de pérolas e tule na canequinha finalizando o colar.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

BIJUS DE MICROMACRAMÉ

Gosto muito de bijuterias que tem ares rústicos, mas que também sejam delicadas, num estilo hippie-chic.

O micromacramé é uma técnica que pode ser usada na confecção de lindas peças, especialmente quando são explorados materiais variados como metais e cristais, junto às fibras naturais em suas amarrações e nós.

Tenho pesquisado sobre essa técnica fantástica e sua utilização junto a outras técnicas de união de fios e cristais, como o tear, crochê e rendas de agulha. Estou conseguindo bons resultados. Logo vou postar algumas das peças com o passo-a-passo.

Estas são artes de Joan Babcock, de Santa Fé, estado de Novo México, nos EUA. Oacabamento de seus trabalhos é primoroso.




Colar de micromacramé e espiral de fio de nylon.


























Brinco mandala












Este colar muito colorido foi confeccionado em micromacramé, utilizando uma base de metal para as amarrações, criando a "árvore da vida". As contas são de vidro, estanho e turquesa.


No pingente abaixo foram utilizados fios de metal flexíveis, sementes e fios de algodão coloridos, que são amarrados a uma moldura de latão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...