domingo, 16 de outubro de 2011

O TULE NAS BIJUS

O tule é um tipo de renda, semelhante ao filó.
No início era fabricado na cidade de Tulle, na França, originariamente feito de gaze ou seda.
É um tecido leve, armado e transparente, muito utilizado em adornos de vestidos, chapelaria, roupas de bailarinas e vestidos de noiva.
Agora ele pode ser utilizado também na confecção de bijuterias, e produz bons resultados, pois imprime delicadeza e suavidade às peças, além de ter a vantagem ser um tecido muito barato.



Poder ser utilizado como cordão...

http://retrosariamoda.blogspot.com



Como base para adornos...
Andrea Brito


http://porcinas.wordpress.com


http://www.superziper.com


Colar Oscar de La Renta


arte-bhagavan.blogspot.com

Como componente principal...
http://porcinas.wordpress.com


http://porcinas.wordpress.com


http://www.etsy.com

Junto a outros materiais...
http://bomboneca.blogspot.com


http://lool.com.br

Ou velando suavemente pérolas, pingentes e contas, produzindo lindos efeitos visuais...





Algumas leitoras pediram como se faz os colares de pérolas e tule que foram postados aqui no blog. Então produzi esse tutorial que dá as dicas de como confeccionar o colar acima:

1º ) Material necessário: conta de resina transparente; tulipas douradas; pérolas brancas de 1,0 mm; corrente alongadora dourada; terminais dourados; alfinete dourado de cabeça chata; argolinhas douradas; fecho dourado; canequinha dourada; tule preto; linha de nylon resistente tipo Setanyl;


2º ) Corte uma faixa de tule preto de 8 cm de largura por 90 cm de comprimento. Faça um rolinho com o início da faixa costurando com a linha de nylon na altura de 8 cm a partir de uma das pontas da faixa. Passe por essa costura um fio de algodão resistente, fixando-o com um nozinho no mesmo ponto em que foi costurado o tule.


3º ) Enfie 25 pérolas no fio de algodão, colocando um clips na ponta do fio para que não escaparem enquanto você executa o trabalho. Envolva todas as pérolas com o tule, uma a uma, enrolando a linha de nylon entre elas, dando um nozinho nalinha e passando esta com uma agulha por dentro das pérolas, repetindo uma a uma até fixar todas as pérolas junto ao tule preto. A última pérola deve ser fixada a 8 cm da ponta da faixa de tule preto.


4º ) Com a ajuda de um palito de dentes cole as pontas da faixa de tule nos terminais dourados, utilizando cola instantânea. Fixe nos terminais o fecho e mais 7 cm de corrente alongadora dourada, com uma conta na ponta. Use argolinhas e o alicate de bico redondo.


5º ) Para o pingente corte um círculo de 10cm de diâmetro de tule preto. Envolva a conta de resina transparente com o tule, fixando em uma das pontas, costurando com a linha de nylon de forma que o tule fique bem esticadinho em volta do pingente.





6º ) Utilizando um alicate de bico redondo fixe com o alfinete dourado de cabeça chata, as duas tulipas douradas no pingente. Em um dos lados fixe a tulipa menor e no lado em que foi costurado o tule fixe a tulipa maior, finalizando com uma argolinha feita com a ponta do alfinete.


7º) )Fixe o pingente na canequinha dourada, com uma argolinha e o alicate de bico redondo. Introduza o cordão de pérolas e tule na canequinha finalizando o colar.

6 comentários:

  1. Nossa amei o seu blog,estou aprendendo a fazer bijuterias por isso achei muito legal o seu blog, já estou te seguindo, Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. OLA TUDO VIM CONHECER SEU BLOG E RESOLVI FICAR POR CÁ SEU BLOG É LINDO SE PODER VISITE O MEU E TALVEZ POSSAMOS TROCAR IDEIAS BEIJO GRANDE

    ResponderExcluir
  3. ola vim desejar um bom fim de semana. beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra.
    Vim retribuir a sua visita, gostei do seu blog já estou te seguindo seus trabalhos são maravilhosos parabéns,mt sucesso.
    BOM domingo beijinhos ZEZA...

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra ,amei seu blog tanta ideia gira e original gostei muito ,obrigada pela visita lá no meu cantinho ,volte sempre ,beijo grande .

    carla

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...